quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Diferente para o mundo, e honrado por Deus!


Quantas pessoas se olham no espelho e se acham diferentes? Ficam triste pelo fato de estar gordo, ou magro,  outros acham o rosto diferente,  e no mesmo instante dão sugestões  “Poxa, o meu nariz poderia ser assim, e não assim...!” Ficam com raiva de si mesmo, outros choram em frente do espelho não querendo ser assim, pelo fato de serem diferentes.
Mas porque se preocupar tanto com o “diferente”? 
A preocupação não é pelo fato de você esta bem com sigo próprio, a maior preocupação é esta: ‘Viver  bem para o mundo’.  Não é satisfazer o seu desejo de ficar bem, mais  sim, mostrar para as pessoas que você pode fazer qualquer sacrifício para não dizer que é desigual, mas sim igual a eles.
Será que nós Cristãos, estamos nos comportando assim? Estamos sendo diferente para o “mundo” ou estamos nos igualando? Estamos lutando e nos sacrificando para ser iguais a eles? Ou sendo Hipócritas que faz de conta que Deus não está nem ai para as nossas atitudes?  Será  que temos vergonha de ser diferente?  Quando olhamos para o Espelho da verdade “A Palavra de Deus” e vimos que estamos errados, temos atitude de nos corrigir e se arrepender diante do pecado que deparamos? 

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos fazemo-lo mentiroso, e a sua Palavra não está em nós” (I João 1:9,10)

Porque muitos têm medo de ser diferente para o mundo? Será Pelo fato de perder os “amigos” ou emprego, ou a sua paixão?
Precisamos ser diferente  para o mundo! Nós não somos daqui, estamos só de passagem a esta terra, o nosso lugar é  de estar pertinho de Deus, onde que tudo é “diferente”, precisamos fugir do pecado, viver mais para Deus, porque o fim está próximo, Jesus está voltando e se permanecemos do jeitinho que o mundo nos quer, ficaremos porque Jesus não ama o mundo e nem o pecado, Ele ama eu e você mesmo sabendo que estamos no mundo e a sujeito a pecar Ele nos ama e quer nos transformar.

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” ( I João 2:15,16)                                         










Para compreendermos o que significa a palavra “mundo” vejamos a seguir:

Grego “kosmos freqüentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era,  fomentando por satanás e existente à parte de Deus. Consiste não somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de  resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação.
Os cristãos devem estar conscientes de que, por trás de todos os empreendimentos meramente humanos, há um espírito, força ou poder maligno que atua contra Deus e a sua Palavra. Nalguns casos, essa ação maligna é menos intensa, noutros casos, é mais.

As nossas atitudes  deverão ser estas:
·         NÃO DEVEMOS PERTENCER AO MUNDO:
“Se fosseis do mundo, o mundo amaria o quer era seu, mas, porque  não sois do mundo,  antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.” (João 15.19)

·         NÃO SE CONFORMAR COM O MUNDO
“E não vos conformeis com este mundo, mas, transformais-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa agradável e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos. 12.2)

·         NÃO AMAR O MUNDO
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele ( I João 2:15)

·         VENCER O MUNDO
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé.” ( I João 5.4)

·         ODIAR A INIQUIDADE DO MUNDO
“Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade por isso, Deus o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.” (Hebreus 1.9)
{Não basta o cristão amar a justiça; ele deve, também, aborrecer o mal}

·         MORRER PARA O MUNDO
“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.” ( Gálatas 6:14)

·         SER LIBERTOS DO MUNDO
“Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor.” (Colossenses 1:13)
“O Qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai.” (Gálatas 1:4)

É IMPOSSÍVEL AMAR O MUNDO E AO PAI AO MESMO TEMPO
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mateus 6: 24)

Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres.
Resumindo: “É ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele”


Quais são as significação destas palavras?
  • ·        CONCUPISCÊNCIA DA CARNE:
->Inclui os desejos impuros e a busca de prazeres pecaminosos e a gratificação sensual, ou seja, dar sentido intenso ao prazer sexual. Sensualidade ou desejos desenfreado por comida, bebida ou sexos.

  • ·        CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS
->Refere à cobiça ou desejo descontrolados por coisas atraentes aos olhos, mas proibidas por Deus, inclusive o desejo de olhar para o que dá prazer pecaminoso (Leia: Êx 20:17; Rm 7:7) Superficialidade e materialismo, representando a ambição estimulada por aquilo que se vê.
Exemplos:
=Pornografias
=violência
=Impiedade
=Imoralidade: Nos teatros, em Tvs, cinemas, revistas com conteúdo impróprio, internet, grupos, vídeo games em periódicos.
(Você pode encontrar mais: Gn 3.6; Js 7:21; II Sm 11:2; Mt 5:28)

  • ·        A SOBERBA DA VIDA
Significa o espírito de arrogância, orgulho e independência auto-suficiente, que não reconhece Deus como Senhor, nem a sua Palavra como autoridade suprema. Tal pessoa procura exaltar, a si gloriar e promover a si mesma, julgando não depender de ninguém.
“Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.” (Tiago 4:16)
“A soberba da vida” ou arrogância. A palavra que foi traduzida por “vida” significa posses  as coisas que sustentam a vida, “soberba” refere-se a ostentação.






=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-                                                                               
Certamente, a carne, os olhos, e as posses são coisas dadas por Deus e não são ruins em mesmas. Entretanto, a questão de João é que tudo é contaminado pelo pecado, e que o pecado corrompeu o desejo natural do ser humano, colocando-o em oposição ao verdadeiro conhecimento de Deus.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

O QUE O MUNDO OFEREÇERÁ PARA UM CRISTÃO?

è O Verdadeiro cristão terá tribulação Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16: 33)


è Serão odiados Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” (João 15:19”
è Perseguidos Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mateus 5:10-13)


è Sofrimentos em geral “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.  E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” (Romanos 8:22,23)

QUAL É A NOSSA ATITUDE PARA COM AS PESSOAS QUE ESTÃO NO MUNDO?

è DEVEMOS SER “DIFERENTES”. “Como sal e luz Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” (Mateus 5:13-14)

è Devemos amá-los. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”(João 3:16)


è Devemos procurá-lo, para ganha-los para Cristo.E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)
“E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;”
“E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.” (Judas 1:22-23)


Podemos concluir, que precisamos ser diferente para o mundo, 
nós não somos daqui, precisamos agir diferente, falar diferente, 
e pode ter certeza, o Senhor te compensará por isto.

=-=-=-=-=Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1 Coríntios 9:16=-=-=-=-=-=


=-=-=-=-=Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;  Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 
1 Tessalonicenses 4:3-5 =-=-=-=-=

=-=-=-=-=“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2 Timóteo 4:8)=-=-=-==-=-=
         Juliana G.



                                                                           (Fontes: Bíblia Pentecostal)












Um comentário:

  1. Muito bom, me fez pensar em muitas coisas, com o que eu concordo e com o que eu nao concordo....mas muito bom texto!

    ResponderExcluir